GTranslate

Defesa de Memorial Descritivo

• Publicado: Segunda, 27 Junho 2022 13:59
  • Última Atualização: Segunda, 27 Junho 2022 14:05

Hoje dia 10 de Junho meu memorial foi aprovado pela banca examinadora composta pelos professores André Montenegro (UFPA), Fernando Mainier (UFF), Lidia Angulo Meza (UFF) e Luis Alberto Duncan Rangel(UFF) e agora...
SOU PROFESSORA TITULAR DA UFPA
Um caminho planejado com esperança, construído com fé, mantido pelo amor e regado por lembranças que a vida útil do tempo ainda não levou.
Sim, eu escolhi ser docente, eu escolhi esta carreira aos 17 anos e quando ingressei na UFPA verifiquei o precisava ser feito para chegar lá, então estudei e trabalhei 5 anos para esse fim.
Agradeço a todos que fizeram e fazem parte da minha história, vocês levam algo de mim e eu de vocês sempre.
O presente memorial traz um pouco da narrativa da minha história uma sequência cronológica a partir do meu nascimento, sim tenho uma memória de elefante, recordo detalhes da minha vida a partir dos 4(quatro) anos e por vezes, ao redigir este texto surgiram fatos em minha memória que por vezes não quis divulgar ao leitor, contudo divulgarei para mostrar que o ciclo da falta de perspectiva, da pobreza, da submissão e subserviência pode ser quebrado.
Não é fácil revisitar o passado sobre nós mesmos, especialmente quando passamos muitos momentos de dor que nos levaram ao crescimento. Os Fatos e os eventos relembrados por mim, ou mesmo os que condeno ao esquecimento, têm sua importância ou banalidade, ao contrário, estão fincados nos ordenamentos da vida pessoal, da acadêmica e universitária, mas se expressam de alguma forma nas demandas do meu tempo presente.
Considero que o presente memorial é uma prestação de contas públicas à sociedade e aos meus pares. Também se constitui uma auto avaliação de todas as minhas experiências no espaço acadêmico. Tudo o que realizei e o que deixei de realizar nestes anos de docência em 2(duas) Instituições Federais de Ensino Superior UFF e UFPA.
Precisamos focar mais no papel da Universidade Pública como instrumento de desenvolvimento científico, economico, social, cultural etc. voltadas para a resolução dos nossos problemas mais cronicos: a desigualdade social.
Espero poder contribuir, de alguma forma, para isso.
Obrigado aos amigos, colegas de trabalho e professores e minha Mamãe, Tias Luzia, Lucimar e Iracema, tios Urpo, Mundinho e Kim, irmãos Suzy, Cintia e Daniel e cunhada Rose, cunhados Daniel e Autram e todos os meus primos em todos os lugares.
SOLI DEO GLORIA

registrado em: